.............Qual o problema com o seu pc?

2 botas por 119

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crie sua Própria Mensagem de Logon

Você pode criar uma mensagem que aparecerá quando você efetuar logon no seu computador.
1.
Clique em Iniciar, em Executar, digite regedit, e depois clique em

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Criando uma rede Local.

nesse tutorial o objetivo é criar uma rede local, próprias para jogos on-line, lan house, e até uma pequena empresa. o tipo de rede abordado aqui será ponto-a-ponto, com 5 micros computadores ligados entre si, do tipo que cada host poderá ser um servidor ou cliente.
 Usarei a topologia estrela, para isso precisaremos dos seguintes materiais:

Cabos UTP                   ( a medida dos cabos dependerá de sua necessidade)
Conectores RJ45        (15 para o caso de erro na hora de clipar )
Um alicate clipador
Um switch de 8 portas  ( marca de sua escolha)
5 computadores          ( Usarei 5 pc porém poderá ser usado apartir de 2 pc)
Caso não queira confeccionar os cabos, os mesmos podem ser adquiridos em qualquer loja de equipamentos para rede, mass como a intenção é reduzir custos aprenda como criar cabos de rede  Aqui 
Confeccione 5 cabos de redes do tamanho de sua necessidade. aprender passo a passo.
Cabos prontosPCs e switch em mãos vamos fazer a montagem física da rede:
1º veja como é fácil, ligue o switch na tomada e conecte na o cabo UTP , onde o mesmo deverá ser plugado na parte traseira do gabinete. Veja a ilustração:



Switch e computadores ligados deverá ser apresentado leds que indique que está tudo certo, para cada cabo conectado no Micro / Switch um led acenderá, veja:

Se tudo foi feito como o indicado sua rede estará pronta fisicamente, portanto será preciso as configurações interna, Permitindo assim que um Micro possa enxergar o outro na rede, para isso usarei o Windows Xp, veja como fazer passo a passo.
Renomearei cada Micro da rede da seguinte forma, respectivamente: Pc01, pc02, pc03, pc04 e pc05.
Para renomear um micro vá em: Iniciar>> meu computador, (com o botão direito do mouse )>> propriedades>> nome do computador>>Alterar, veja abaixo:
No primeiro Micro troque o nome para pc01, no segundo para pc 02 e assim sucessivamente.

Agora vamos iniciar a configuração de nossa rede:
Iniciar>>Painel de controle>>conexões de rede e de Internet>> configuração de rede, feito isso aparecer um assistente de configuração de rede que te guiará para as demais configuração, clique em avancar.  
clique em avançar, caso queira deixar as configurações padrão do windows(recomendado), vai sempre clicando em avançar, até que o assistente de configuração termine, atenção: na guia nomeie a rede deixe o padrão em grupo de trabalho como: MSHOME, caso mude, certifique que cada Micro da rede esteja com o mesmo nome, se não for assim o micro não encontrará o outro na rede. 
      Na próxima guia marque  ativar compartilhamento de arquivos e impressora>>avançar, o assistente pedirá para reiniciar o sistema, aceite, repita as configurações em todos os micros que participará de sua rede, em nosso caso nos 5 micros, reinicie para que as configurações tenha efeito.
Configurando o IP
Tudo feito corretamente,  agora vamos configurar o IP dos Micros que participará da rede, como será uma rede local é preferível a configuração manual, veja como proceder:
Iniciar>>Painel de controle>>Conexões de redes>> Rede local, com o botão direito do mouse vá em propriedades , escolha a opção protocolo TCP/IP clique em Propriedades. veja:

 A configuração de IP deverá ficar dessa forma:
atenção: cuidado para não repetir o  mesmo IP em 2 micros, mude sempre ultimo dígito. 
Endereço IP: 192.168.254.01 (Ex Pc02: 192.168.254.02 ; Pc03:192.168.254.03; Pc04:192.168.254.04...)
Máscara de subrede: 255.255.255.0
Gateway padrão: 192.168.254.254
Servidor DNS preferencial: 192.168.254.254
Repita essas configuração em todas as maquinas com atenção para não repetir o IP.  
É só clicar em ok tudo prontinho sua rede está pronta para uso.

Torne-se um profissional na área de Informática! 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como Corta um video e eliminar partes indesejável.

Seu vídeo não saiu como você queria, ou ficou grande demais e você precisa corta-lo afim de deixa-lo menor. Mostrarei nesse pequeno tutorial como fazer passo a passo. Para isso usarei o Format Factory, por ser grátis e ter uma compatibilidade com uma variedade de formatos de videos.
Abra seu Format Factory:
Agora navegue até o botão avançado, então só clicar:

você será guiado para uma nova janela, onde deverá ser escolhido a opção fusão de vídeo, veja:

Agora sim nessa nova aba é onde você escolherá todo os videos que desejar corta,  escolha a opção de saída, estão  vá em Adicionar arquivo e escolha os arquivos de videos que deseja cortar, veja os passos na ilustração abaixo:


Agora basta selecionar o vídeo na lista, vá até opções:
Agora sim, se foi tudo feito certo, aparecerá uma nova janela com com seu vídeo sendo exibido, e todas as opção de edição de corte, note que aparecerá um tempo inicial e tempo final, onde deverá ser editado conforme o tempo que deseja no vídeo. Dando play no videos você notará o tempo de exibição, ao chegar no momento a ser cortado de pausa, observe o tempo acima e escreva na caixa tempo inicial. faça teste quando estiver pronto clique ok, veja abaixo:

Dando ok, voltará a tela vista antes, agora clica em ok:
Agora é só clicar em inicia, e esperar carregar e pronto, bom uso do seu vídeo, para encontra seu vídeo editado, é só abrir a pasta de destino, que por padrão ela estará armazenada lá.

Relógio do PC Errado!

Toda vez que o computador é ligados aparece  uma mensagens:
Cmos Checksum Error - Defaults Loaded,


 Porém ao teclar F1 o computador inicia o windows, normalmente, só que o   relógio esta sempre em 00:00 horas, acerto e fica tudo bem, porém quando  o micro é desligado e ligado repete tudo de novo.
Esse problema não é muito sério e de fácil resolução, no entanto lhe exigirá um pouco de conhecimento, uma vez que precisará abrir o gabinete. isso ocorre devido o esgotamento da bateria responsável pela alimentação do chip ( cmos) responsável pelo armazenamento de dados necessários para inicialização do sistema, dentre ele o relógio.
Essa bateria não te custará mas que 4,00 reais e se encontra em qualquer loja de suprimentos para informática.


1º passo= desligue seu micro, desconecte-o totalmente da alimentação, (não abra seu micro com ele conectado a rede elétrica), então abra, sem tocar em nada que não entenda,um simples toque poderá danificar chips em sua placa-mãe, "se estiver carregado com energia estática"  localize a bateria e com ajuda de uma chave de fenda remova cuidadosamente.


2º Faça a reposição com a nova bateria, feche seu gabinete instale e ligue seu micro, a mensagem persiste, tecle f1, entre no sistema e acerte seu relógio, o problema será resolvido.
Atenção: Nunca abra seu gabinete se não tiver certeza do que vai fazer, para não aumentar a sua dor de cabeça. 
  

domingo, 22 de maio de 2011

Gravando um cd de Áudio.


Mostrarei como gravar um cd de áudio usando o Nero 9 de uma fora bastante simples:
Abra o seu Nero 9 e escolha a opção cópia e gravação, veja:

Navegue até a opção gravar cd de áudio, então clica.

Abrirá uma nova janela do Nero Express, meu cd de áudio
você poderá adiciona áudio usando o botão adicionar, ou basta arrastar seus arquivos de áudio para dentro do corpo do Nero Express. Usando o botão adicionar clique e então navegue até os arquivos de áudio que preferir,  selecione-os, então clique em adicionar, veja:


Sigas os passos acima conforme mostra a numeração na figura.
Agora faça uso de uma mídia de CD-R virgem, então clique em gravar.

Espere completar a gravação 100% estão sua gravadora ejetará o CD automaticamente, será mostrado a janela falando que sua gravação foi completada com sucesso.
Seu cd está pronto para uso.








quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arquivos desapareceu do Pen Drive.


Meus  arquivos, não aparece, mas ele está no meu pen drive ocupando espaço , no entanto não consigo acessar, o que faço?
Bom se esse é o seu caso, e você está desesperado, pois não pode perder os arquivos, calme, mostrarei nesse tutorial como proceder.
Provavelmente  isso aconteceu por ataque de vírus, mostrarei  aqui apenas como recuperar os arquivos, depois você deverá formatar o pen drive para eliminar o ocorrido.
1º passo:  baixe esse aplicativo WS_FTP clicando AQUI, e estale, atenção esse aplicativo e para teste então na hora de estalá-lo, escolha a opção: A student ... e depois na próxima opção AT School, next até finalizar.
Agora abra o programa veja abaixo:

Identifique a letra relacionado ao seu Pen drive, e clique duplo para abrir, você ira notar todos os arquivo que estiver dentro do pen drive, selecione tudo que quiser, e como o botão direito do mause escol a opção , moves files, veja :

Agora abrirá uma caixa de dialogo, onde deve ser escrito o endereço de destino dos seus arquivos,  no meu caso coloque no disco D, veja o exemplo:

Agora navegue até a pasta destino  e faça bom uso de seus arquivos, para finalizar formate seu pen drive, bom uso e muito cuidado para não infecta-lo novamente. obtenha sempre um bom Ant-virus atualizado sempre.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tela virada como resolver?

Se você de repente se deparou com sua tela, na área de trabalho  virada de ponta a cabeça, está desesperado sem saber o que fazer, não se preocupe segue um mini tutorial explicando como proceder.

Isso acontece porque os adaptadores gráficos oferece a opção de redirecionamento de tela, e usando uma combinação de tecla, você girou sua tela.
Agora listarei abaixo as teclas de atalho responsável por tal feito:

Ativar monitor                                                   <CTRL><ALT>F1
Ativar/desativar ajuste do painel                      <CTRL><ALT>F11
Abrir aplicativo com propriedade Gráficas       <CTRL><ALT>F12
Girar para posição normal                                 <CTRL><ALT>UP
Girar 90 graus                                                    <CTRL><ALT>LEFT
Girar 180 graus                                                  <CTRL><ALT>DOWN
Girar 270 graus                                                   <CTRL><ALT>RIGHT
Para que a tela volte ao normal tecles <CTRL><ALT>UP, note que a tela voltará ao normal.
Para que isso não volte, basta desativa as teclas de atalho que já vem ativada por padrão.
Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho>configuração>avançado, abrirá uma janela, escolha a opção do  seu adaptador gráficos, veja a ilustração abaixo:
Prontinho agora desmarque a opção relacionada as teclas de atalhos, veja:

Depois só clicar em aplicar e pronto.



sábado, 14 de maio de 2011

PLACA MÃE





O elemento central de um microcomputador é uma placa onde se encontra o microprocessador e vários componentes que fazem a comunicação entre o microprocessador com meios periféricos externos e internos.
As placas mães mais difundidas no mercado são construídas somente com o mínimo de componentes, sendo necessário a utilização de placas acessórias para o pleno funcionamento do microcomputador.
A placa mãe de todo computador que obedece aos padrões da IBM realiza diversas funções importantes. No nível físico mais básico, a placa mãe corresponde às fundações do computador. Nela ficam as placas de expansão; nela são feitas as conexões com circuitos externo; e ela é a base de apoio para os componentes eletrônicos fundamentais do computador. No nível elétrico, os circuitos gravados na placas mães incluem o cérebro do computador e os elementos mais importantes para que esse cérebro possa comandar os seus “membros”. Esses circuitos determinam todas as características da personalidade do computador: como ele funciona, como ele reage ao acionamento de cada tela, e o que ele faz.
Os mais importantes componentes da placas mães são:
—O Microprocessador - responsável pelo pensamento do computador. O microprocessador escolhido, entre as dezenas de microprocessadores disponíveis no mercado, determina a capacidade de processamento do computador e também as linguagens que ele compreenda (e, portanto, os programas que ele é capaz de executar).
Co-processador - Complemento do microprocessador, o co-processador permite que o computador execute determinadas operações com muito mais rapidez. O co-processador pode fazer com que, em certos casos, o computador fique entre cinco e dez vez mais rápido.
—Memória - Exigida para que o microprocessador possa realizar seus cálculos, a dimensão e a arquitetura da memória de um computador determinam como ele pode ser programado e, até certo ponto, o nível de complexidade dos problemas que ele pode solucionar.
—Slots, Barramento, BUS - Funcionam como portas para entrada de novos sinais no computador, propiciando acesso direto aos seus circuitos. Os slots permitem a incorporação de novos recursos e aperfeiçoamentos aos sistema, e também a modificação rápida e fácil de algumas características, como os adaptadores de vídeo.
BUS é a denominação dos meios que são transferidos os dados do microprocessador para a memória ou para os periféricos, a quantidade de vias de comunicação são os chamados BITs que em um PC pode ser de 8, 16, 32 e 64 BITs.
—Embora seja a essência do computador, o microprocessador não é um computador completo. O microprocessador precisa de alguns circuitos complementares para que possa funcionar: clocks, controladoras e conversores de sinais. Cada um desses circuitos de apoio interage de modo peculiar com os programas e, dessa forma, ajuda a moldar o funcionamento do computador.

 Compre informatica com segurança

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cabo UTP




O cabo UTP (Unshielded Twisted Pair, ou par trançado não blindado) é o mais usado atualmente. Nas suas extremidades são fixados conectores tipo RJ-45 que devem ser conectados às placas de rede e a equipamentos como hubs e switches.

Par trançado
Cabo UTP pronto
Da mesma forma, as lojas especializadas em material para redes confeccionam cabos UTP sob medida. Normalmente encontramos os cabos prontos com medidas padronizadas, como 1,80m e 3,60m. Para medidas maiores, podemos
encomendar o cabo.
Para trabalhar com redes, é muito importante saber confeccionar este tipo de cabo, como mostraremos a seguir.

Conector RJ-45
Os cabos de rede mais usados atualmente são os do tipo “par trançado” (UTP = unshielded twisted pair). Os conectores usados nesses cabos são chamados RJ-45.
O cabo usa conectores RJ-45 tipo “macho”, também chamado de PLUG RJ-45. Nas placas de rede encontramos um conector RJ-45 tipo “fêmea”, também chamados de JACK RJ-45.





Alicate crimpador RJ-45

Para montar os cabos de rede UTP você precisará de um alicate crimpador para conectores RJ-45.
Cuidado, pois existem alicates crimpadores para conectores RJ-11, que são usados em telefones.
Confirme se o alicate é realmente para conectores
RJ-45. Este alicate também serve para cortar e desencapar o cabo.




Cabo UTP CAT 5
O cabo UTP deve ser de categoria 5 ou superior, que é próprio para operação a 100 Mbits/s. Você encontrará a indicação “CAT 5” ao longo do cabo.
No seu interior existem quatro pares de fios. Os dois fios que formam cada par são trançados entre si, como mostra a figura.





Usando o alicate
O alicate crimpador também é usado para cortar e
desencapar os cabos UTP. As funções indicadas na figura ao lado são:
1) Cortar o cabo
2) Desencapar o cabo
3) Crimpar o conector






Preparando o cabo
Use o alicante para desencapar a cobertura externa do cabo. Os fios do seu interior não devem ser cortados. Deixe uma distância desencapada de 1,5 a 2 cm, como mostra a figura. Enquanto você estiver aprendendo, terá que tentar várias vezes, até conseguir desencapar a cobertura externa sem cortar os fios
internos. Para isso, gire levemente o alicate, fazendo um corte bem superficial,
depois puxe o pedaço de capa externa que fica solta com o corte.



Coloque os fios na ordem
A figura mostra como devem ser dispostos os fios do interior do cabo. Primeiro separe os quatro pares e alinhe-os todos, como mostra a parte (3) da figura.
Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita:
Branco-verde
Verde
Branco-laranja
Azul
Branco-azul
Laranja
Branco-marrom
Marrom

Use uma chave de fenda
Os fios terão que ser introduzidos no conector RJ-45.
Para que esta inserção seja facilitada, coloque antes os fios de forma alinhada,
com a ajuda de uma chave de fenda.

Corte o excesso de fio
Depois de alinhados, use o alicate crimpador para cortar o excesso de fio. Os oito fios do cabo deverão ficar com o mesmo comprimento, cerca de 1,2 cm.

Introduza no conector RJ-45
Introduza simultaneamente os oito fios do cabo no conector RJ-45. Olhe o conector como mostra a figura. Em um dos lados do conector existe uma trava
plástica. No outro lado você verá oito contatos metálicos.
Para quem olha este lado com os oito contatos metálicos, os fios verdes deverão ser vistos pela esquerda.





Ordem dos fios

Confira se os oito fios realmente ficaram na ordem mostrada na figura
ao lado. Observe o ponto até onde chega a capa externa azul do cabo.

OBS: Esta ordem é o padrão que chamamos TIA568A.






Erros comuns
A figura ao lado mostra dois erros muito comuns quando estamos aprendendo a fazer cabos de rede. Note que os fios não ficaram totalmente encaixados no conector. Vemos ainda que a cobertura azul do cabo ficou mais abaixo do que deveria estar. Como resultado, o conector não ficará bem preso no cabo, e poderá soltar depois de algum tempo.
Para corrigir esses dois problemas, retire o conector e use o alicate crimpador para cortar mais um pouco (2 a 3 milímetros) os oito fios do conector, que deverão ficar com o mesmo tamanho.




Crimpando o conector
Introduza o conector no alicate como mostra a figura. Aperte o alicate com força.
Crimpagem concluída
Observe na figura ao lado, o ponto até onde vai a capa externa (azul) do cabo. Esta capa é “mordida” por uma pequena trava plástica do conector que irá prendê-la com força, evitando que se solte. Os oito contatos metálicos também devem “morder” os fios correspondentes.





segunda-feira, 9 de maio de 2011

Topologias de redes.



                                          Definição.
A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estãoconectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.

Topologia em barra

Este tipo de topologia foi muito utilizado nas redes durante os anos 80 e até meados dos anos 90. Uma grande desvantagem era a dificuldade para expansões. Cada vez que um novo equipamento era  adicionado à rede, era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a seqüência, o que nem sempre era fácil.
Outra grande desvantagem era que, ao desconectar um cabo qualquer, a rede inteira ficava inoperrante. Ainda encontramos este tipo de rede em diversos órgãos públicos. Devido à falta de verbas, muitas vezes esses órgãos operam com computadores antigos, o mesmo
ocorrendo com suas redes.
Podemos representar a rede através de um diagrama simplificado chamado GRAFO. Um grafo é formado por NÓS e RAMOS. Os nós são os equipamentos (micros, por exemplo), e os ramos são os cabos. O grafo de uma rede em barra tem sempre o aspecto mostrado acima: uma linha contínua de nós, cada um deles ligados a dois outros nós vizinhos, exceto os dois extremos, que têm um único vizinho cada um.

Topologia em estrela
Esta topologia é usada pela maioria das redes modernas,
quando o número de computadores é pequeno. É usado um equipamento central chamado concentrador, e nele ficam ligados os demais
equipamentos. Os concentradores mais comuns são o HUB e o SWITCH. Ambos serão apresentados na próxima postagen
Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre sí por switches ou roteadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.




                                                            Topologia em anel

Esta topologia é empregada pelas redes “Token Ring”, da IBM. Foi muito popular nos anos 80, mas hoje sua utilização émais restrita.
 A topologia em anel é caracterizada como um caminho unidirecional de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido. A estratégia de controle pode ser centralizada ou distribuída.
O sinal originado por um nó passa em torno do anel, sendo que em cada nó o sinal é regenerado e retransmitido. Como acontece em qualquer topologia, cada estação, ou nó, atende por um endereço que, ao ser reconhecido por uma estação, aceita a mensagem e a trata.
Uma interrupção no anel pode ser prontamente identificada e isolada, uma vez que o transmissor não recebe a confirmação da recepção da mensagem por ele enviada. A correta localização da estação defeituosa pode ser efetuada por cronometragem da mensagem, ou ausência de "status" da estação.


                                                            Topologia em árvore

Podemos dizer que este tipo de rede é formado por estrelas conectadas entre si.
É bastante comum nas redes modernas que possuam um número grande de equipamentos.

Perspectiva matemática
topologia em árvore é similar à topologia em estrela estendida. A principal diferença é que ela não utiliza um nó central. Em vez disso, tem um tronco que se ramifica até outros nós. Há dois tipos de topologias em árvore: a árvore binária (cada nó divide-se em dois links) e a árvore de backbone (um tronco de backbone tem ramos com links pendurados).

Perspectiva física
O tronco é um fio que tem diversas camadas de ramos.

Perspectiva lógica
O fluxo das  informações é hierárquico.

Que dizem nossos Leitores

Postagem em destaque

Como faço, meu computador está com 2 Windows estalado.

Essa dia vai para você que formatou seu computador e não excluiu os arquivos do windows anterior, então toda vez que liga o computador, o s...