.............Qual o problema com o seu pc?

2 botas por 119

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Topologias de redes.



                                          Definição.
A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estãoconectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.

Topologia em barra

Este tipo de topologia foi muito utilizado nas redes durante os anos 80 e até meados dos anos 90. Uma grande desvantagem era a dificuldade para expansões. Cada vez que um novo equipamento era  adicionado à rede, era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a seqüência, o que nem sempre era fácil.
Outra grande desvantagem era que, ao desconectar um cabo qualquer, a rede inteira ficava inoperrante. Ainda encontramos este tipo de rede em diversos órgãos públicos. Devido à falta de verbas, muitas vezes esses órgãos operam com computadores antigos, o mesmo
ocorrendo com suas redes.
Podemos representar a rede através de um diagrama simplificado chamado GRAFO. Um grafo é formado por NÓS e RAMOS. Os nós são os equipamentos (micros, por exemplo), e os ramos são os cabos. O grafo de uma rede em barra tem sempre o aspecto mostrado acima: uma linha contínua de nós, cada um deles ligados a dois outros nós vizinhos, exceto os dois extremos, que têm um único vizinho cada um.

Topologia em estrela
Esta topologia é usada pela maioria das redes modernas,
quando o número de computadores é pequeno. É usado um equipamento central chamado concentrador, e nele ficam ligados os demais
equipamentos. Os concentradores mais comuns são o HUB e o SWITCH. Ambos serão apresentados na próxima postagen
Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre sí por switches ou roteadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.




                                                            Topologia em anel

Esta topologia é empregada pelas redes “Token Ring”, da IBM. Foi muito popular nos anos 80, mas hoje sua utilização émais restrita.
 A topologia em anel é caracterizada como um caminho unidirecional de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido. A estratégia de controle pode ser centralizada ou distribuída.
O sinal originado por um nó passa em torno do anel, sendo que em cada nó o sinal é regenerado e retransmitido. Como acontece em qualquer topologia, cada estação, ou nó, atende por um endereço que, ao ser reconhecido por uma estação, aceita a mensagem e a trata.
Uma interrupção no anel pode ser prontamente identificada e isolada, uma vez que o transmissor não recebe a confirmação da recepção da mensagem por ele enviada. A correta localização da estação defeituosa pode ser efetuada por cronometragem da mensagem, ou ausência de "status" da estação.


                                                            Topologia em árvore

Podemos dizer que este tipo de rede é formado por estrelas conectadas entre si.
É bastante comum nas redes modernas que possuam um número grande de equipamentos.

Perspectiva matemática
topologia em árvore é similar à topologia em estrela estendida. A principal diferença é que ela não utiliza um nó central. Em vez disso, tem um tronco que se ramifica até outros nós. Há dois tipos de topologias em árvore: a árvore binária (cada nó divide-se em dois links) e a árvore de backbone (um tronco de backbone tem ramos com links pendurados).

Perspectiva física
O tronco é um fio que tem diversas camadas de ramos.

Perspectiva lógica
O fluxo das  informações é hierárquico.

2 comentários:

Gostou da postagem? Deixe seus comentários, com duvidas e sugestões!!! ajude-no a melhorar.

Que dizem nossos Leitores

Postagem em destaque

Como faço, meu computador está com 2 Windows estalado.

Essa dia vai para você que formatou seu computador e não excluiu os arquivos do windows anterior, então toda vez que liga o computador, o s...