A partir do processador 80386, a memória RAM do micro começa a ficar lenta demais em relação ao processador. Ele não conseguirá, por exemplo, enviar dois dados seguidos diretamente à memória. Por ser mais lenta que o processador, quando o segundo dado for enviado, ela ainda estará armazenando o primeiro dado, portanto ainda não estará pronta para recebê-lo.
Essa espera chama-se wait state (estado de espera) e ordena que o processador espere n pulsos de clock depois do envio (ou recebimento) de dados à memória. A solução para o acesso à lenta memória RAM é a utilização de um recurso chamado cachê de memória.
A maioria das placas de CPU possui memória cachê. A diferença está no encapsulamento utilizado por essas memórias. Placas produzidas até 1997 usavam um módulo de memória cachê chamado COAST (Cache on a Stick). Existem módulos COAST com 256 KB e com 512 KB. As placas de CPU de fabricação mais recente em geral possuem 512 KB ou 1 MB de memória cachê. As placas de fabricação mais recente possuem uma cachê formada por chips de encapsulamento TQFP (thin quad flat pack) . São soldados na placa de CPU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da postagem? Deixe seus comentários, com duvidas e sugestões!!! ajude-no a melhorar.