.............Qual o problema com o seu pc?

2 botas por 119

sexta-feira, 10 de junho de 2011

HD ( Disco rígido)





A parte responsável pelo armazenamento de dados são os discos magnéticos:
eles são extremamente frágeis e possuem duas partes. A primeira delas é chamada de substrato, composta de discos metálicos que são na usualmente feitos de ligas de alumínio: estes discos metálicos são polidos em salas completamente limpas para que tenham uma superfície plana e sejam isentos de poeira (o maior inimigo do HD). Mas o HD não armazena os dados em um disco metálico: a fim de proporcionar um instrumento gravável, estes discos são recobertos por camadas de substâncias magnéticas, dando origem ao nome de "discos magnéticos".

Os discos magnéticos são extremamente frágeis mas são bastante resistentes: eles são montados em eixo que rotaciona-os em alta velocidade (os mais velozes funcionam a 15.000 rpm, sendo que a imensa maioria dos HDs funciona a 5.400 ou 7.200 rpm).

O responsável pela leitura e gravação de dados sobre o disco magnético é chamado de "cabeça de leitura": como todas as partes do HD, elas devem ser fabricadas de alumínio ou de ligas de alumínio para que ofereça resistência e baixo peso. A cabeça de leitura posiciona um leitor ("agulha") sobre os discos magnéticos para ler ou gravar dados. Curiosamente os dados são lidos e gravados sem que a agulha encoste no disco: isso acontece porque o HD é hermeticamente fechado (embora não haja vácuo) e devido à alta velocidade em que o disco é submetido, se formam "colchões de ar" que jogam a cabeça de leitura para cima.

Um grande perigo ocorre quando há um pique de luz ou você desliga o computador na hora errada: o "colchão de ar" desaparece e a agulha pode bater de leve no disco, resultando em defeitos físicos. Alguns modelos recentes de HD contam com recursos que o protegem deste tipo de problema: é um mecanismo em que quando o HD desliga, um imã segura o braço de leitura para que não ocorra nenhum dano.

O atuador é uma peça que movimenta a cabeça de leitura em torno do disco e ele funciona por atração/repulsãomagnética. Os HDs mais antigos utilizavam motores de pulso, que além de serem bem pouco confiáveis, davam problemas de desalinhamento.

 A placa controladora
Assim como em qualquer dispositivo, seja ele de um computador até uma simples calculadora, é necessário que haja uma placa ou dispositivo semelhante para dar instruções para o funcionamento - e no HD existe uma placa chamada "placa controladora" que, obviamente, controla o funcionamento do HD. Todas as tarefas de movimentar a cabeça de leitura, enviar dados pela porta IDE, etc... são enviadas por esta placa para os mecanismos mecânicos.

A maioria dos defeitos nos HDs que não são causados por bad blocks vêm da placa controladora e usualmente basta trocá-la para você usufruir do seu HD novamente.


 Partições
As partições permitem criar "drives" (C:, D:, E: ...) para que sejam armazenadas informações no HD. As partições são subdivisões criadas no seu HD (não são físicas) que possibilitam a sua divisão em vários "pedaços". Existem três tipos de partições:

Partição primária: A mais importante pois nela é possível instalar Sistemas Operacionais e realizar qualquer processo necessário

Partição extendida: É uma partição em que são criadas subpartições chamadas de partições lógicas. É importante caso você não se contente com quatro partições (que é o número máximo de partições bootáveis), já que o número de partições lógicas é infinito

Partição lógica: Com seu número infinito, só funciona caso exista uma partição extendida

As partições podem ser criadas por meio de programas (como o Partition Magic da Powerquest) ou do próprio sistema operacional





Velocidade Rpm – rotações por minuto

IDE  (ata)  5400 e 7200 rpm
scsi= 10000 e 15000 rpm
Sata= 7200 e 10000 rpm




                                                       HD hoje!
Nos dias atuais já estão caindo em desuso HD tipos IDE,( ATA) sendo mais comum os modelos da linha  sata, sataII para computadores de baixo custo, chegando a capacidade de armazenamento impressionante. Quem a uns 10 anos atrás poderia imaginar em tamanha capacidade em eu disco rígido, exemplos: as pessoas tinha HDs de 10, 20 ou 30 Gb e achavam muito e suficiente para o dia a dia, hoje em dia os computadores considerados de baixo custo já vem de fabrica com faixa de 500Gb, e por um valor , cerca de R$ 200,00 Reais é capaz colocar 1Terabyte , ou mais.     










Também hoje é muito comum o uso de Hd externo, com conexão Usb, com capacidade de armazenamento cada vez maior, com certeza é uma da melhor forma de guardar seu arquivos importante, tendo a possibilidade de acessa-lo em qualquer pc.




Torne-se um profissional na área de Informática! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe seus comentários, com duvidas e sugestões!!! ajude-no a melhorar.

Que dizem nossos Leitores

Postagem em destaque

Como faço, meu computador está com 2 Windows estalado.

Essa dia vai para você que formatou seu computador e não excluiu os arquivos do windows anterior, então toda vez que liga o computador, o s...